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domingo, maio 16, 2010

UMA ESCOLA PARA A MODERNIDADE EM CRISE

Discussões sobre o texto: Uma escola para a modernidade em crise
Ana Maria Vilela Cavaliéri


1- Aumento da jornada escolar e das responsabilidades da escola.
Sem dúvida, o ensino em tempo integral traria inúmeros benefícios para os alunos, porém para que este sistema seja implantado em nosso país é necessário que haja uma reformulação em nossa educação.
Pensar objetivos para esta mudança já pode ser considerado um primeiro passo importantíssimo para que o ensino integral no Brasil tenha sucesso. O que a escola deseja com essa alteração? Apenas retirar os meninos e meninas da rua, prestando assistencialismo, sem que as dependências da mesma tenha estrutura nenhuma para recebê-los e visando apenas que os mesmos possam passar o tempo longe das más influências que podem receber?
Sendo esta a visão da educação para a mudança do ensino para o horário integral, a mesma está fadada ao fracasso. Pois é evidente que se a escola já é um lugar onde a criança passa 4 horas obrigada, visto que esta não lhe oferece nada de interessante e prazeroso, imaginem se elas tiverem de ficar 8 horas?
Agora, se o objetivo da escola for de fato educacional, com estrutura física para acomodar os educandos, com atividades que despertem o interesse pela aprendizagem, aprendizagem esta, significativa e sendo um ambiente onde o indivíduo tem prazer em estar, aí poderemos ver o sucesso deste método. O ensino em tempo integral só se fará eficaz se a nossa educação e seus objetivos forem traçados de forma clara e eficaz, fazendo as mudanças necessárias para o sucesso deste.

2- Formação dos professores e o aumento das responsabilidades dos educadores.
Diante do aumento das responsabilidades dos professores, os mesmos tem sentido um grande despreparo para executarem tais funções e cumprirem as novas tarefas, sendo necessário que os cursos de formação se reformulem para atender às novas necessidades.

3- Ampliação das funções da escola fundamental pode reforçar o controle social
ou pode servir para o desenvolvimento democrático e aos interesses da emancipação.
Ana Maria Cavaleiéri apresenta uma questão para discussão: O aumento da jornada
Escolar para oito horas como reforço do controle social onde a escola terá mais quatro horas para apenas “reproduzir e transmitir” conhecimentos ou este pode servir para o desenvolvimento democrático e aos interesses da emancipação visando aproveitar cada minuto das aulas para investir e situações de aprendizado que proporcionem a formação de um cidadão crítico, capaz de pensar e analisar criticamente as situações da vida, aplicando-lhes os conhecimentos práticos adquiridos.
Para a reformulação do tempo de ensino no Brasil é necessário que esta questão seja respondida para que essa mudança não seja apenas copiada por dar certo em outros lugares, mas uma atitude pensada e com objetivos.

4- A escola e a crise da modernidade.
O mundo e suas tecnologias avançam a cada dia e por isso, se faz necessário que as
escolas se atualizem cada vez mais e proporcionem momentos prazerosos de aprendizagem, o que as diferenciará de todas as outras fontes de conhecimento que não são capazes de relacionar-se

5- Experiência escolar e razão comunicativa.
A ideia apresentada quanto à razão comunicativa é de que a escola necessita ser um
Ambiente de experimentações, onde o educando tem vez e voz, a mesma é um espaço de troca visando uma educação multidimensional e não de mera transmissão, buscando servir ao aprofundamento democrático.

6- A escola como espaço público, político e pedagógico.
A escola deve ser um espaço para discussões pessoais, sociais e pedagógicas. É função da escola, não só ensinar, mas possibilitar a formação de um cidadão consciente de suas funções políticas e sociais dentro da sociedade.

Por: Fabiane, Igor, Priscila, Rosane, Susana e Tamyres.

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