BEM VINDOS A BORDO !!!

Que o senhor dos mares os façam tranquilos e aos ventos suaves.

domingo, junho 27, 2010

A Escola da Ponte

José Pacheco descreve a escola da Ponte como sendo uma escola sem muros. Esta é um espaço aberto, não possue muros, não tem salas de aulas definidas. A sala de aula existe, mas de maneira que não se prende a um espaço fechado.
As ciranças são distribuídas em pequenos grupos realizando diversas atividades, desenvolvendo atividades de leitura e produção escrita.
Para a criança sair do grupo de iniciação é necessário que apresente competências para planejar, avaliar e produzir seus trabalhos e os de pequenos grupos.
A circulação dos alunos não está dividida em classe nem apegada a série que eles freqüentam, caracterizando-se pelo respeito ao ambiente do próximo e pela ajuda este.
Como um “vestibular agendado” na escola da ponte o aluno escolhe quando e qual a melhor hora de realizar suas avaliações, eliminando o monstro da reprovação.
O objetivo da escola da ponte é que os alunos aprendam mais e da melhor forma e que sejam atuantes na sociedade, de forma crítica e construtiva. A ponte descobriu que não precisa exigir tanto quanto outras escolas para seus alunos aprendam. Assim ela consegue auxiliar melhor aos seus alunos na difícil de viver a vida por etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário